Perfil Corporativo e Histórico

Perfil Corporativo

A Unidas S.A. ("Companhia" ou "Unidas") é uma companhia especializada em soluções de gestão e locação de veículos e é uma das líderes em terceirização de frotas no mercado brasileiro. A Companhia atua no setor de locação de carros, contando com mais de 31 anos de experiência nesse mercado no Brasil. Ainda, como atividade complementar às suas atividades, a Unidas atua na desmobilização dos carros anteriormente utilizados na sua frota.



Estrategicamente diversificados, os negócios da Unidas são complementares e geram fortes sinergias entre si.

A Companhia possui uma expectativa de continuar crescendo, impulsionada por fatores como:

  • o potencial de crescimento do setor de locação no segmento de aluguel de veículos no mercado brasileiro devido à cultura ainda incipiente do brasileiro em locar carros;
  • sub penetração do segmento de terceirização de frotas corporativas ao a compararmos com as de economias mais desenvolvidas;
  • as barreiras naturais à entrada de novos competidores no seu segmento de mercado; e,
  • a tendência de concentração natural no seu segmento de mercado, como se tem verificado nos últimos anos.

A atuação da Unidas e sua visão estratégica seguem as diretrizes determinadas pelo seu Conselho de Administração. Com experiência no setor, administração altamente qualificada, grande a capacidade de investimento e experiência na construção e gestão de relevantes parcerias, como as parcerias com o Santander Consumer e com os grupos Volkswagen e Manheim, a Principal tornou-se detentora do maior grupo do setor automotivo em Portugal, o Grupo SAG, em oferta de produtos e serviços automotivos, com atuação também na Espanha e na Polônia.

A Unidas acredita que sua experiência no mercado brasileiro e a sua posição relevante tanto no segmento de Terceirização de frotas quanto no do Rent a Car - RaC , aliados ao know-how da Enterprise e Principal em soluções automotivas e dos Fundos de Private Equity - Gávea, Kinea e Vinci, contribuem para colocá-la em posição privilegiada para aproveitar as oportunidades de mercado que surgem em seus segmentos de atuação.

Unidades de Negócio

Terceirização de Frotas

A Unidas está entre as empresas líderes no negócio de terceirização de frotas no Brasil, constituindo uma das maiores frotas de automóveis terceirizados do País.

O modelo de negócio da Unidas foi desenvolvido para que a Companhia possa oferecer aos seus clientes as várias vantagens que a terceirização de frotas pode trazer, dentre as quais destacam-se: (i) redução de custos em relação a uma frota própria, (ii) maior foco da empresa cliente na sua atividade principal, (iii) soluções automotivas customizadas às necessidades do cliente, (iv) desmobilização de capital, (v) maior eficiência nos processos de aquisição e renovação da frota, e (vi) maior controle dos processos de administração de frotas.

O negócio de terceirização de frotas da Unidas compreende a locação de longo prazo (mínimo de 12 meses) de veículos para clientes corporativos e atividades associadas à utilização dos veículos, tais como, consultoria na escolha da frota, manutenção dos veículos, contratação de seguros junto às companhias seguradoras e por intermédio de um corretor de seguros, assistência emergencial 24 horas em todo o Brasil e veículo de substituição, dentre outras atividades relacionadas à gestão e administração da frota.

A terceirização de frotas abrange três macroprocessos: implantação, gestão de serviços e desmobilização de veículos. A Unidas opera com uma rede que conta, atualmente, com 274 pontos de atendimento e 29 Postos Avançados da rede Unidas.

Aluguel de Carros

A Rede Unidas tem uma frota com aproximadamente 52.194 carros de diversas marcas e modelos em sua rede de lojas próprias de Aluguel de Carros e franqueadas.

Neste segmento de negócio, a Companhia atende clientes pessoa física e jurídica, em viagens a negócios e a lazer, por meio de contratos individuais de curto prazo (de um dia a um mês, em geral).

A atividade comercial da Unidas é conduzida por meio de uma organização de vendas diretas a clientes corporativos e a agências de turismo e operadoras turísticas, complementada pela estrutura de vendas de seus franqueados. Para clientes individuais, a organização de vendas da Companhia é composta pelos seguintes canais de acesso direto: lojas próprias e franqueadas, central de reservas 0800 e website. Adicionalmente, a Companhia é fornecedora de companhias de seguros e montadoras para fornecimento de veículos reserva no caso de sinistro ou uso da garantia, respectivamente.

A Unidas acredita que o negócio de locação de carros passará por um processo de concentração natural nos próximos anos, tal como aconteceu nos mercados americano e europeu, ocasionado por necessidade de ganhos de escala, perante a capacidade de investimento e eficiência operacional das grandes empresas do setor.

Franquias

A Unidas, em complementação às suas atividades de locação de carros, e de forma a aumentar a capilaridade e ritmo de expansão de sua rede em todo o Brasil, adotou, desde o início de suas operações, um modelo de franquias como estratégia de crescimento nesse mercado.

No ano de 2005, a Unidas lançou o modelo "Franquia Chave na Mão", em que o franqueado recebe uma loja pronta para operar, com no mínimo 25 carros disponíveis para locação, o que permitiu uma aceleração do ritmo de expansão de franquias.

Nesse novo modelo, toda a estrutura é montada pela Unidas, de acordo com o seu modelo de loja, e o franqueado não adquire os veículos que serão utilizados em sua operação, mas os aluga da Companhia por meio de contratos em moldes similares aos praticados em terceirização de frotas. Este modelo traz vários benefícios para o franqueado e para a Unidas, como por exemplo: (i) a redução do investimento necessário para abertura da franquia por parte do franqueado; (ii) expansão acelerada da rede de lojas da Companhia; (iii) maior controle da Companhia em relação a sua parte sobre os padrões das lojas franqueadas e frota utilizada (modelos, idade e quilometragem); (iv) potencial de geração de outros negócios para a Companhia; e, (v) atuação da rede Unidas como uma rede integrada de forte geração de negócios.

Atualmente, a Unidas conta com 128 lojas franqueadas distribuídas em localidades estratégicas, atendendo a um plano de expansão nacional.

O modelo de abertura de novas franquias encontra-se em processo de revisão, com o objetivo de aumentar sua eficiência. Dentro do novo modelo, novos veículos de lojas franqueadas estão passando a ser adquiridos diretamente pelos franqueados.

Venda de Seminovos

Como atividade complementar às suas operações, a Companhia, de forma a permitir a constante renovação da sua frota em todos os segmentos, realiza a desmobilização de seus veículos previamente utilizados nos negócios de terceirização de frotas e locação de carros. Para isso, a Companhia utiliza dois canais de venda: varejo e atacado. A Unidas conta com uma rede de 47 lojas franqueadas distribuídas denominadas "Unidas Seminovos" no varejo, onde a maioria de suas vendas se concentram. No atacado, as vendas são realizadas por meio de leilões, vendas a clientes que possuam opção de compra em relação aos veículos por eles utilizados e vendas a empresas intermediárias selecionadas pela Companhia. Vale ressaltar que a Unidas não vende carros de terceiros.

Topo

Histórico

A Empresas Unidas Veículos e Serviços Ltda. foi criada em 27 de fevereiro de 1985, quando cinco empresas de locação de carros e dois investidores se uniram na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, criando uma locadora com sete filiais e aproximadamente 500 veículos.

Desde então, a Empresas Unidas Veículos e Serviços Ltda. passou por várias transformações societárias e alterações de controle, até que em 2001, o Grupo SAG adquiriu a sociedade Uninfra Locações e Comércio Ltda. e os demais ativos e direitos que constituíam o negócio Unidas. Em 2001, a Uninfra Locações e Comércio Ltda. alterou seu tipo societário para sociedade por ações e incorporou a sociedade SAG do Brasil Ltda., alterando sua denominação para SAG do Brasil S.A. Finalmente, em 2007, a SAG do Brasil S.A. alterou sua denominação para a atual Unidas S.A..

Em 2 de junho de 2011, foi celebrado contrato de investimento entre os acionistas integrantes do Grupo SAG e Novinela e os fundos Kinea I, Kinea II, Vinci e GIF IV da Gávea Investimentos.

Em 22 de dezembro de 2015, a Principal comprou a totalidade das ações ordinárias detidas pela SAG e Novinela.

Em 23 de dezembro de 2016, a Enterprise comprou 20% do capital social da Unidas.

A Unidas S.A. opera nos seus segmentos de negócio - terceirização de frotas e locação de carros - sob a marca "Unidas".

Além de operações próprias, a Unidas S.A. possui duas controladas diretas e uma controlada indireta:

  • Unidas Locadora de Veículos Ltda. ("Unidas Locadora"): subsidiária sediada no Brasil, que conduz o negócio de locação (rent-a-car ou "RAC");
  • Unidas Comercial de Veículos Ltda. ("Unidas Comercial"): subsidiária sediada no Brasil, que conduz o negócio de venda de veículos que os clientes oferecem como parte de pagamento na compra realizada na Companhia;
  • Unidas Franquias do Brasil S.A. ("Unidas Franquia"): Controlada indireta sediada no Brasil, que conduz o negócio de franquias.

A Empresa Principal

A Principal - Gestão de Ativos e Consultoria Administrativa e Financeira, S.A. (Principal S.A.) é uma sociedade constituída e organizada segundo a lei portuguesa que tem como objeto a gestão de ativos e a consultoria administrativa e financeira.

A Principal S.A. é a maior acionista individual da Companhia.

A Empresa Enterprise

A Enterprise é uma empresa americana e é a maior empresa de locação do mundo, em termos de receita, frota e número de colaboradores. As suas marcas estão entre as 3 melhores em termos de Satisfação do Clientes nos EUA. Em 2016, possuía aproximadamente 1,9 milhão de veículos em sua frota e detinha 51% da participação de mercado nos EUA.

Vinci Partners

O Vinci Capital Partners II Fundo de Investimento em Participações é gerido pela Vinci Capital Gestora de Recursos Ltda., uma empresa do Grupo Vinci Partners especializada no segmento de private equity. O Grupo Vinci Partners foi fundado em 2009 por ex-sócios do Banco Pactual S.A. e as sociedades do grupo administram atualmente recursos próprios e de terceiros.

A Vinci Partners é uma empresa independente com atuação especializada em serviços de gestão de investimentos alternativos e assessoria financeira, com o objetivo de gerar valor no longo prazo para seus investidores e clientes.

Fundada em outubro de 2009, a Vinci Partners reúne profissionais com longa experiência no mercado financeiro brasileiro, sólida reputação na geração de resultados, profundo conhecimento da economia brasileira e extensa rede de relacionamentos com investidores e clientes.

Os sócios da Vinci Partners investem seus recursos nos mesmos produtos e nas mesmas condições de seus clientes, ou seja, não há gestão distinta de recursos proprietários, o que contribui para um forte alinhamento de interesses com os investidores.

A Vinci possui atuação destacada no segmento de private equity, e seus portfólios possuem ou já possuíram participações de controle em empresas como a PDG Realty, Equatorial Energia, Light, InBrands, Los Grobo, Burger King do Brasil e Austral Seguradora. Considerando todos os fundos sob sua gestão, a Vinci Partners, por meio de sociedades do seu grupo econômico administrava, em fevereiro de 2017, ativos no valor de aproximadamente R$19,1 bilhões;

Kinea

O Kinea I Private Equity Fundo de Investimento em Participações e o Kinea Co- Investimento II Fundo de Investimento em Participações são geridos pela Kinea, Investimentos Ltda., uma empresa de investimentos alternativos do Grupo Itaú com gestão e operação independentes, comandada por um experiente e focado time de talentos, com perfil agressivo, dinâmico e inovador. É comprometida com a busca constante por gerar retornos superiores e pauta suas decisões e ações pela ética nos negócios, pela consistência estratégica e pela transparência nos processos.

Atualmente a Kinea opera em três classes de fundos: Hedge funds (fundos Multimercados), Real Estate Equity (fundos de participação imobiliária) e Private Equity (fundos de participações em empresas) com equipes de gestão independentes.

A atuação da Kinea é sustentada pelo compromisso com o máximo desempenho, pessoas altamente qualificadas, crença constante na inovação e com o diferencial de estar associada a um dos maiores e mais sólidos grupos financeiros do país, preservando a integridade nos processos e relações.

A Kinea adquiriu no fim de 2010, participação no Grupo Multi, empresa que atua na área de ensino e detém marcas como a Wizard, Skill e Microlins. Considerando todos os fundos sob sua gestão, em fevereiro de 2017 a Kinea administrava ativos no valor de aproximadamente R$14,7 bilhões.

Gávea Investimentos

O GIF IV Fundo de Investimento em Participações é gerido pela Gávea Investimentos Ltda.. Fundada em Agosto de 2003 por Armínio Fraga e Luiz Fraga, a Gávea Investimentos é uma das maiores gestoras brasileiras de investimentos de private equity e fundos multimercado.

Os fundos em investimentos de private equity geridos pela Gávea Investimentos Ltda. buscam oportunidades para investir em companhias e projetos com potencial de crescimento e valorização, através de participações minoritárias com direitos de governança e mecanismos estabelecidos de saída do investimento e proteção do valor investido. A Gávea Investimentos Ltda tinha fevereiro de 2017 cerca de R$ 14,7 bilhões sob sua gestão em fundos locais de private equity.