Estratégia e Vantagens Competitivas

Estratégia

Os pontos-chave da estratégia da Unidas são:

- Expandir suas operações a fim de explorar o potencial do mercado. A Unidas continuará a expandir seus negócios de terceirização de frotas, visando preservar sua posição de liderança e ampliar sua participação nesse negócio no Brasil. Os esforços comerciais e investimentos em expansão da Companhia estão concentrados nesse segmento, que acredita-se tenham um alto potencial de crescimento e uma rentabilidade crescente. Além disso, a Companhia buscará aumentar seu negócio de locação de carros, explorando o esperado crescimento da economia e a conseqüente expansão da base de clientes. Nesse sentido, a Companhia acredita que um aumento no número de passageiros viajando tanto a negócios como a turismo e um aumento nas atividades da indústria de convenções e eventos contribuirão para o crescimento de suas atividades.

- Aumentar a base de clientes e de produtos por meio da oferta integrada de soluções automotivas. A plataforma de negócios da Unidas é composta por atividades que se beneficiam de significativas sinergias entre si, oferecendo oportunidades de cross selling entre elas, o que permite a Companhia oferecer propostas de maior valor agregado em um mercado em expansão. Por essa razão, a Companhia pretende continuar a explorar comercialmente essas oportunidades por meio de uma equipe capaz de oferecer a seus clientes soluções automotivas integradas, como, por exemplo, a venda aos usuários de terceirização de frotas de contratos de locação de carros. Adicionalmente, a Companhia pretende continuar a usar informações detidas por cada uma de suas linhas de negócios e subsidiárias, especialmente no que se refere a base de dados de clientes, o que a Companhia acredita permiti-la identificar as necessidades de seus clientes e lhes propor soluções automotivas para seus negócios, potencializando assim o aumento das vendas e da rentabilidade da Companhia.

- Expandir a rede Unidas com base no modelo diferenciado de franquias. A Unidas se beneficiando do seu know-how e marca forte, pretende expandir sua rede de lojas próprias e franqueadas para cidades brasileiras que apresentam elevados índices de crescimento econômico, nas quais novas indústrias, a expansão do agronegócio e novas rotas aéreas criem um ambiente de negócios atrativo para a Companhia. Nesse sentido, a Companhia continuará a investir no seu modelo "Franquia Flex Unidas", pois a Companhia acredita que ele a permite atrair mais franqueados e acelerar assim o seu processo de expansão no negócio de locação de carros. Nesse modelo, o custo de implementação de uma loja para o franqueado é menor que o custo num modelo tradicional de franquia, tornando o negócio mais atrativo para os potenciais franqueados, possibilitando a expansão das suas operações em locação de carros por todo o Brasil, por meio de um modelo uniforme de lojas, veículos e serviços. De forma complementar, a Companhia acredita que o crescimento do negócio de locação de carros oferecerá oportunidades também em terceirização de frotas, sendo um importante ponto de apoio para este negócio, dada a expansão de lojas Unidas por todo o território nacional.

- Manter uma sólida estrutura financeira e operacional que permita acompanhar o desenvolvimento do mercado. A Unidas pretende continuar implementando políticas que mantenham os níveis de disponibilidade de caixa e endividamento adequados às suas necessidades operacionais, por meio de uma política de diversificação de fontes de financiamento, bem como através de uma gestão financeira baseada nas políticas financeiras definidas no Comitê de Riscos Financeiros e validadas junto ao Conselho de Administração da Companhia. A Unidas possui outros Comitês especializados de gestão, tais como, os Comitês de Risco Automóvel e de Crédito, que são fóruns determinantes para a otimização da relação de risco-retorno dos seus negócios. No primeiro, a Companhia monitora ativamente as oscilações e tendências no mercado automobilístico, e, com base nessas informações - as quais são complementadas com o conhecimento de especialistas no mercado - e em um conjunto de ferramentas gerenciais, a Companhia determina, caso a caso, a depreciação e o valor residual dos seus ativos. No segundo, a Companhia analisar e escolhe o perfil dos seus clientes por meio da aplicação de políticas de avaliação, concessão, monitoramento e controle de crédito. A Unidas busca, ainda, maior eficiência operacional, continuando a investir tanto em Tecnologia da Informação como na capacitação dos seus colaboradores, mantendo e desenvolvendo programas de treinamento, através da "Universidade Unidas", destinados a oferecer treinamento para os seus franqueados, atendentes e colaboradores em geral.

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Vantagens Competitivas

A Unidas possui as seguintes vantagens competitivas:

- Liderança em mercado crescente e com tendência natural de concentração.Em termos de frota, o negócio de terceirização de frotas no Brasil apresentou crescimento médio (CAGR) de 7,8% ao ano, nos últimos cinco anos, segundo dados da ABLA. Por ser ainda um mercado fragmentado no Brasil, e por apresentar índices de penetração no Brasil inferiores aos registrados nos mercados americano e europeu, a Companhia acredita que o negócio de terceirização de frotas possui alto potencial de crescimento no Brasil. Nesse contexto, a liderança no mercado de terceirização de frotas coloca a Companhia em posição privilegiada para aproveitar as oportunidades que surgem em função de tal crescimento, uma vez que o mercado apresenta barreiras naturais à entrada de novos concorrentes e, conseqüentemente, tendências de concentração naturais, como se tem verificado nos últimos anos.

- Principal fonte de receita com baixa volatilidade e baixo custo de expansão. Aproximadamente 28,0% da receita líquida atual da Unidas é proveniente do negócio de terceirização de frotas. A motivação para as empresas terceirizarem as frotas ao invés de serem proprietárias de suas frotas é que a terceirização permite que essas empresas reduzam custos, desmobilizem capital e mantenham foco no seu principal negócio. A Unidas acredita que a demanda neste segmento irá crescer independentemente das condições econômicas. Adicionalmente, o segmento de terceirização de frotas se caracteriza por contratos corporativos de prazo superior a um ano, o que propicia à Companhia uma fonte de receita mais previsível. A Unidas acredita, ainda, que, como vantagem em relação à concorrência, o seu foco no negócio de terceirização de frotas permitirá a expansão da carteira e volume de negócios não necessariamente incorrendo em elevados custos operacionais e administrativos incrementais, tendo em vista que a Companhia poderá usar a mesma estrutura administrativa e operacional, proporcionando um aumento progressivo das margens (alavancagem operacional).

- Ganhos de escala proporcionados pelo volume de operações. A Unidas devido às suas atividades é um dos maiores compradores de carros novos fabricados pelas principais montadoras do Brasil, nomeadamente da Volkswagen, Fiat, Ford e Renault, tal como atestado por estas,o que a permite ter ganhos de escala. O elevado volume de operações firmado pela Companhia com as montadoras e também com outros parceiros envolvidos na cadeia de atividades da Unidas (companhias de seguros, oficinas de manutenção e fornecedores de consumíveis e peças, entre outros) a permite acordar termos e condições operacionais e comerciais mais favoráveis, comparados aos normalmente praticados no mercado, fator importante para a rentabilidade de empresas do setor de atividade da Companhia.

- Qualidade dos serviços e imagem amplamente reconhecida no mercado. Um dos pontos chave do negócio da Unidas é a qualidade do seu serviço, à qual acredita-se estar associada à sua marca. Por esse motivo, a Unidas investe, constantemente, tempo e recursos significativos em seu capital humano, desenvolvendo as melhores práticas de treinamento e selecionando pessoas qualificadas para integrar suas equipes, para que sejam capazes de prestar um atendimento flexível, cordial e eficiente. Neste contexto, a Companhia implementou a "Universidade Unidas", destinada a oferecer treinamento e capacitação técnica e comercial para franqueados, atendentes e colaboradores. Outras iniciativas importantes da Companhia para melhorar a qualidade dos seus serviços foram feitas na melhoria de gestão de processos, atividade fundamental da Companhia.

- Modelo de negócio integrado que favorece sinergias (cross selling). A atuação da Unidas em atividades que se complementam potencializa a sua cadeia de relacionamento e as oportunidades de oferta de seus negócios (cross selling), otimiza a utilização de sua estrutura corporativa, em razão da utilização da mesma base administrativa para os seus segmentos de negócio, e, adicionalmente, fortalece a sua marca, que é utilizada de forma única e integrada nos diferentes negócios. A equipe comercial da Companhia atua tanto na captação e relacionamento de clientes de terceirização como de locação de carros, potencializando desta forma o resultado de cada abordagem comercial.