Conselho de Administração e Diretoria

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada da Unidas, responsável pelo estabelecimento das suas políticas e diretrizes gerais de negócio, incluindo a sua estratégia de longo prazo, o controle e a fiscalização de seu desempenho. É responsável também, dentre outras atribuições, pela supervisão da gestão dos seus diretores. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada conselheiro deve ser titular de, pelo menos, uma ação de emissão da Companhia.

O Estatuto Social da Unidas estabeleceu um número mínimo de 5 e máximo de 15 conselheiros, sendo um designado pela Assembléia Geral para ocupar o cargo de Presidente. Os conselheiros são eleitos em Assembléia Geral para um mandato unificado de dois anos, podendo ser reeleitos e destituídos a qualquer momento, devendo permanecer em exercício nos respectivos cargos, até a investidura de seus sucessores. Segundo o Regulamento do Novo Mercado, no mínimo, 20,0% de seus conselheiros deverão ser Conselheiros Independentes.

O Conselho de Administração da Unidas reúne-se, ordinariamente, no mínimo, uma vez por bimestre, conforme datas fixadas na primeira reunião de cada ano civil e, extraordinariamente, sempre que convocado por seu Presidente ou pela maioria dos seus membros, com antecedência mínima de 05 dias úteis, por meio de carta com aviso de recebimento, fax, telegrama ou outro meio idôneo, ou pré-acordo escrito, devendo constar do aviso de convocação a data, o horário e os assuntos a serem tratados. As reuniões do Conselho de Administração realizar-se-ão, preferencialmente na sede da Companhia, sendo admitidas reuniões por meios remotos, na forma de seu Estatuto Social. As reuniões do Conselho de Administração serão instaladas com a presença da maioria de seus membros em exercício. Qualquer deliberação deverá ser tomada mediante o voto favorável da maioria dos membros presentes à reunião, cabendo ao Presidente do Conselho de Administração da Companhia o voto de qualidade, no caso de empate.

A Assembléia Geral determinará, pelo voto da maioria, não se computando os votos em branco, previamente à sua eleição, o número de membros do seu Conselho de Administração a serem eleitos em cada exercício, observado o mínimo de 05 membros. A Lei das Sociedades por Ações, combinada com a Instrução CVM nº 282, de 26 de junho de 1998, permite a adoção do processo de voto múltiplo, mediante requerimento por acionistas que representem, no mínimo, 5,0% do seu capital social votante.

Membros do Conselho de Administração Cargo Data de eleição Término do mandato
Pedro Roque de Pinho de Almeida Presidente do Conselho de Administração 16/03/2018 31/12/2019

Presidente do Conselho de Administração da Companhia. Graduou-se em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico e obteve seu diploma de Mestre em Marketing em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Lisboa. Trabalhou no departamento de vendas da Ford Lusitana de 1987 a 1992. Em 1993, foi responsável pelo projeto "Viaturas Usadas" do Grupo Santogal. Foi Diretor de Marketing e Diretor Comercial da Honda Automóvel, em Portugal, de 1994 a 1996, e foi Diretor de Marketing da Companhia Européia de Seguros, de 1996 a 1999. Foi Diretor Executivo da Sofinloc de 1999 a 2000. Em 2001, foi Diretor Executivo do Banco Esfinge em Madrid. Iniciou seus trabalhos no Grupo SAG em 2002 como Diretor Executivo da Multirent - Aluguer e Comércio de Automóveis S.A. Atualmente é membro do Conselho de Administração SAG GEST - Soluções Automóvel Globais SGPS S.A., sociedade aberta.

Luís Fernando Memoria Porto Membro Efetivo 16/03/2018 31/12/2019

Luis Fernando formou-se em administração de empresas pela Universidade FUMEC e fez sua especialização em Negócios pela Fundação Dom Cabral. Fernando Memória Porto, em 1993, aos 22 anos, foi um dos sócios fundadores da Locarvel Locadora de Veículos Ltda., e detém atualmente, 18,54% da Locamerica. Atualmente, ocupa os cargos de Vice-Presidente do Conselho de Administração e Diretor-Presidente da Locamerica. Adicionalmente, é um dos sócios-fundadores da Via Jap Comércio de Veículos Ltda., a 2ª maior concessionária de veículos da marca Mitsubishi do Brasil, fundada em 2003, e da Via Natsu Comércio de Veículos Ltda., concessionária de veículos revendedora da marca Suzuki, fundada em 2008.

Lee R. Kaplan Membro Efetivo 16/03/2018 31/12/2019

Membro Efetivo do Conselho de Administração. O Sr. Kaplan é bacharel em Economia e Contabilidade pela Universidade da Califórnia - Santa Barbara. O Sr. Kaplan é Vice Presidente Sênior e Diretor Administrativo (Senior Vice President and Chief Administrative Officer) da Enterprise Holdings, Inc. O Sr. Kaplan é o diretor estatutário com responsabilidade geral sobre a gestão de risco e funções jurídicas e corporativa da Enterprise Holdings. Inc. Ele iniciou sua carreira na Enteprise Rent-A-Car em 1985 e atuou em diversas posições na companhia. Antes de juntar-se à Enteprise, o Sr. Kaplan trabalhou na Ernst & Whinney como um Contador Público Certificado (Certified Public Accountant - CPA). Ele é também membro do conselho e do comitê executivo da St. Lous Regional Chamber - the Chamber of Commerce, Industrial Development Corporation and Research Council of Metrpolitan St. Louis. O Sr. Kaplan é também membro do conselho de curadores e do comitê executivo da Whitfield School e membro do conselho de administração da Craft Alliance.

Sérgio Augusto Guerra de Resende Membro Efetivo 16/03/2018 31/12/2019

Sérgio Augusto Guerra de Resende atua há mais de 20 anos no mercado automotivo, é um dos sócios-fundadores da Locamerica e ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração. É Diretor-Presidente da Via Jap Comércio de Veículos Ltda., a 2ª maior concessionária de veículos da marca Mitsubishi do Brasil, fundada em 2003 e Diretor-Presidente da Via Natsu Comércio de Veículos Ltda., concessionária Suzuki, fundada em 2008. Em 2002, foi considerado o maior negociador de carros do Brasil pela sua atuação pelo Grupo Auto-house. Em 2004 e em 2005, conquistou o título de concessionária diamante do Grupo Mitsubishi pela performance da Via Jap Comércio de Veículos Ltda., sob sua gestão.

Wilson José Benali Membro Efetivo 16/03/2018 31/12/2019

Wilson José Benali é graduado em Engenharia Elétrica e Eletrônica, possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e detém vasta experiência profissional, com destaque para sua passagem pela Auto Ricci S.A., durante a qual exerceu o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro entre 2008 a 2017 e ainda atuou como membro do Conselho de Administração desta empresa de 2010 a 2017.

Francisco Nuno Pontes Correia Neves Conselheiro Independente 16/03/2018 31/12/2019

Francisco Nuno Pontes Correia Neves é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. No período compreendido entre 1991 e 2001 trabalhou na AmBev, onde chegou a ocupar o cargo de Gerente Geral de Distribuição Direta. Entre 2001 e 2006 exerceu o cargo de Diretor de Planejamento de Logística na Vale. Neste período ocupou também o cargo de Conselheiro de Administração da MRS Logística S.A. e Diretor Administrativo e Financeiro da Ferrovia Centro Atlântica S.A.. Entre março e setembro de 2007 ocupou o cargo de CEO da CEMAR - Companhia Energética do Maranhãoe de Diretor da Equatorial Energia. Entre 2007 e 2009 ocupou o cargo de Diretor Executivo da ETH Bioenergia S.A.. Entre 2010 e 2011, ocupou os cargos de CEO na EmbraPort e de Diretor na OTP - Odebrecht Transport. Atualmente, além de membro do nosso Conselho de Administração, o Sr. Francisco Nuno ocupa, desde de outubro de 2011, o cargo de CEO da Haztec - Tecnologia e Planejamento Ambiental S.A..

Eduardo Luiz Wurzmann Conselheiro Independente 16/03/2018 31/12/2019

O Sr. Eduardo Luiz Wurzmann é graduado em economia pela USP em 1987, concluiu seu MBA em finanças pela University of Illinois em 1991 e é Fellow do Henry Crown Program do Aspen Institute, tendo concluído o curso em 2005. Entre 1991 e 1993, trabalhou no Banco de Investimentos Garantia em São Paulo, como analista de investimentos. Entre 1993 e 2000 trabalhou no banco de investimentos francês Credit Agricole Indosuez Securities, no Brasil e na Rússia, onde foi Managing Director. Entre 2000 e 2011 atuou também como CEO do Grupo Ibmec Educacional, um dos maiores grupos educacionais do Brasil, com foco na área de economia e negócios. Em 2011 assumiu o cargo de Diretor Geral da H&R Block Brasil, líder mundial em preparação de declaração de imposto de renda para pessoas físicas, com mais de 26 milhões de clientes pelo mundo. Por fim, o Sr. Eduardo não ocupa, atualmente, cargos de administração em outras companhias abertas.

Diretoria Executiva

A Diretoria da Unidas é responsável pela representação da Companhia em juízo ou fora dele, ativa ou passivamente, perante terceiros, quaisquer repartições públicas ou autoridades federais estaduais e municipais, bem como autarquias, sociedades de economia mista e entidades paraestatais, para a prática de todos os atos e negócios jurídicos em geral necessários ao funcionamento regular e ao desenvolvimento das atividades contempladas no objeto social da Companhia.

A Diretoria reunir-se-á regularmente e com periodicidade mínima de 15 dias e, extraordinariamente, sempre que assim exigirem os negócios sociais, sujeita à ordem do dia circulada entre seus membros, com 24 horas de antecedência.

Os Diretores da Unidas têm responsabilidades individuais estabelecidas pelo Conselho de Administração e Estatuto Social da Companhia.

Diretores Cargo Data de eleição Término do mandato
Carlos Horácio Sarquis Diretor Presidente 05/04/2018 05/04/2019

Graduou-se em Administração pela Universidade Católica da Argentina em 1995, possui Mestrado em Finanças pela CEMA da Argentina e Universidade de Chicago e Investment Training Program pelo Banco Chase Manhattan. Atuou como CEO da Grand Cru de 2015 a 2016, maior empresa de cadeia de varejo de vinhos do Brasil. Anteriormente, atuou na Unidas como Diretor do Segmento de Rent a Car e Marketing de 2011 a 2015. De 2002 a 2011, foi responsável pelas áreas de Varejo e Consumer Banking no Itaú Unibanco. De 2000 a 2002, atuou como sócio na LID Group, empresa de Venture Capital. De 1998 a 2000 foi consultor na MCKINSEY & Co. De 1994 a 1998 atuou como Investiment Banker no Banco Chase Manhattan. Atualmente atua como Diretor Presidente na Unidas.

Marco Túlio de Carvalho Oliveira Diretor Financeiro e de Relações com Investidores 05/04/2018 05/04/2019

Graduado em Ciências Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, pós-graduado em estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais. Marco possui 16 anos de experiência nas áreas administrativa e financeira, atuando em Industria, Entidade de Previdência e Instituições Financeiras, e desde 2012 tem ocupado cargos de liderança na Locamerica. Atualmente ocupa o cargo de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores na Unidas.

Levi Avila da Fonseca Filho Diretor 05/04/2018 05/04/2019

Graduou-se em Administração com ênfase em finanças pela Pontifícia Universidade Católica, PUC-RJ, possui MBA Executivo em Marketing pelo IBMEC-RJ concluído em 2001 e um MBA Executivo Internacional, FIA-SP concluído em 2013. Iniciou sua carreira no Grupo BBM (Crédito, Financiamento e Investimento S/A) de 1995 a 2004 onde chegou a gerenciar toda a área de produtos, marketing e vendas. Trabalhou no Grupo Itau-Unibanco de 2004 a 2011, onde assumiu a superintendência comercial corporate e mais adiante diversas diretorias em Empresas do grupo como crédito, joint venture e produtos. Em fevereiro de 2012, se juntou ao time da Unidas como Diretor de Implantação e Desmobilização de Veículos e TI e atualmente desempenha a posição de Diretor de Operações.

Fernando Ribaldo Ribeiro Diretor 05/04/2018 05/04/2019

Licenciado em Administração de Empresas, pela PUCC- Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1992 - Brasil. Atuou como Gerente Comercial da área de terceirização de frotas na Hertz de 1994 à 1999; Gerente Comercial responsável pelo start up da LeasePlan de 1999 à 2003; Gerente Geral na Bestfleet (Grupo SHC) de 2003 à 2005; Diretor de Desenvolvimento de Novos Serviços na Sodexo de 2005 à 2007. Diretor Regional no Grupo SHC- Grupo de distribuição de veículos automotores e locação de veículos (Bestfleet) de 2007 à 2013. Atualmente atua como Diretor de Terceirização de Frotas na Unidas.

Paulo Alexandre Chequetti da Rocha Diretor 05/04/2018 05/04/2019

É formado em Administração de Empresas com Pós Graduação em Marketing e Finanças pela Universidade Cândido Mendes/RJ. Começou sua carreira no mercado financeiro, onde ficou por mais de 20 anos, com passagens pelo Banco Real, Cetelem/BNP Paribas e Itaú-Unibanco, como Gerente Regional, Superintende e Gerente Executivo. Sua carreira profissional é desenvolvida no segmento de prestação de serviços, com atuação em várias praças, o que inclui a condução de projetos de start-up, reestruturação de operações e na gestão de escritórios regionais. Sua vivência no varejo dar-se-á através de gestão de parcerias, operações com cartões cobranded e joint venture. Juntou-se à equipe Unidas em 2011 e atualmente é Diretor Comercial e Rede Rent a Car.

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O Conselho Fiscal pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente, caso em que atuará somente no exercício social em que sua instalação for solicitada pelos acionistas.

As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10,0% do valor médio pago anualmente aos Diretores, excluindo benefícios, verbas de representação e participações nos lucros e resultados. Adicionalmente, a Lei das Sociedades por Ações exige que o Conselho Fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros efetivos e igual número de suplentes.

O Estatuto Social da Unidas prevê um Conselho Fiscal de caráter não permanente, o qual será composto por 03 membros efetivos e igual número de suplentes, acionistas ou não, e somente funcionará nos exercícios sociais em que houver solicitação dos acionistas. Segundo a Lei das Sociedades por Ações, quando o Conselho Fiscal não é permanente, pode ser nomeado em Assembléia Geral, por requerimento de, no mínimo, 10,0% dos acionistas, sendo seu mandato vigente até a primeira Assembléia Geral de acionistas que ocorrer após a nomeação. Adicionalmente, acionistas minoritários representando no mínimo 10,0% do nosso capital social têm o direito de eleger em separado um membro para o Conselho Fiscal e seu suplente.

Atualmente a Unidas não tem Conselho Fiscal instalado.