Diretorias, Conselhos e Comitês

CONSELHO ADMINISTRAÇÃO

 

Nosso Estatuto Social estabelece um número mínimo de 5 e máximo de 7 conselheiros, acionistas ou não, dos quais um será o Presidente e outro o Vice-Presidente. Os conselheiros são eleitos em Assembleia Geral Ordinária para um mandato unificado de dois anos, podendo ser reeleitos e destituídos a qualquer momento, devendo permanecer em exercício nos respectivos cargos, até a investidura de seus sucessores. A posse será condicionada à assinatura do Termo de Anuência dos Administradores, nos termos do Regulamento de Listagem do Novo Mercado. Segundo o Regulamento do Novo Mercado, no mínimo, 20% de nossos conselheiros deverão ser conselheiros independentes.

 

MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CARGO DATA DE ELEIÇÃO TÉRMINO DO MANDATO
Pedro Roque de Pinho de Almeida Presidente do Conselho de Administração 07/05/2018 27/04/2020
Sérgio Augusto Guerra de Resende Vice-Presidente do Conselho de Administração 07/05/2018 27/04/2020
Luis Fernando Memória Porto Membro Efetivo 27/04/2018 27/04/2020
Lee R. Kaplan Membro Efetivo 27/04/2018 27/04/2020
Dirley Pingnatti Ricci Membro Efetivo 31/01/2019 27/04/2020
Eduardo Luiz Wurzmann Conselheiro Independente 27/04/2018 27/04/2020
Jayme Nicolato Correa Conselheiro Independente 04/10/2019 27/04/2020

 

Pedro Roque de Pinho de Almeida: Graduou-se em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico e obteve seu diploma de Mestre em Marketing em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Lisboa. Trabalhou no departamento de vendas da Ford Lusitana de 1987 a 1992. Em 1993, foi responsável pelo projeto “Viaturas Usadas” do Grupo Santogal. Foi Diretor de Marketing e Diretor Comercial da Honda Automóvel, em Portugal, de 1994 a 1996, e foi Diretor de Marketing da Companhia Européia de Seguros, de 1996 a 1999. Foi Diretor Executivo da Sofinloc de 1999 a 2000. Em 2001, foi Diretor Executivo do Banco Esfinge em Madrid. Iniciou seus trabalhos no Grupo SAG em 2002 como Diretor Executivo da Multirent – Aluguer e Comércio de Automóveis S.A. Atualmente é membro do Conselho de Administração SAG GEST – Soluções Automóvel Globais SGPS S.A., sociedade aberta.

 

Sérgio Augusto Guerra de Resende: O Sr. Sérgio Augusto Guerra de Resende atua há mais de 20 anos no mercado automotivo, é um dos sócios-fundadores de nossa Companhia e ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração. É Diretor-Presidente da Via Jap Comércio de Veículos Ltda., a 2ª maior concessionária de veículos da marca Mitsubishi do Brasil, fundada em 2003 e Diretor-Presidente da Via Natsu Comércio de Veículos Ltda., concessionária Suzuki, fundada em 2008. Em 2002, foi considerado o maior negociador de carros do Brasil pela sua atuação pelo Grupo Auto-house. Em 2004 e em 2005, conquistou o título de concessionária diamante do Grupo Mitsubishi pela performance da Via Jap Comércio de Veículos Ltda., sob sua gestão.

 

Luis Fernando Memória Porto: O Sr. Luis Fernando formou-se em administração de empresas pela Universidade FUMEC e fez sua especialização em Negócios pela Fundação Dom Cabral. Luis Fernando Memória Porto, em 1993, aos 22 anos, foi um dos sócios fundadores da Locarvel Locadora de Veículos Ltda.. Adicionalmente, é um dos sócios-fundadores da Via Jap Comércio de Veículos Ltda., a 2ª maior concessionária de veículos da marca Mitsubishi do Brasil, fundada em 2003, e da Via Natsu Comércio de Veículos Ltda., concessionária de veículos revendedora da marca Suzuki, fundada em 2008.

 

Lee R. Kaplan: Membro Efetivo do Conselho de Administração. O Sr. Kaplan é bacharel em Economia e Contabilidade pela Universidade da Califórnia – Santa Barbara. O Sr. Kaplan é Vice Presidente Sênior e Diretor Administrativo (Senior Vice President and Chief Administrative Officer) da Enterprise Holdings, Inc. O Sr. Kaplan é o diretor estatutário com responsabilidade geral sobre a gestão de risco e funções jurídicas e corporativa da Enterprise Holdings. Inc. Ele iniciou sua carreira na Enteprise Rent-A-Car em 1985 e atuou em diversas posições na companhia. Antes de juntar-se à Enteprise, o Sr. Kaplan trabalhou na Ernst & Whinney como um Contador Público Certificado (Certified Public Accountant – CPA). Ele é também membro do conselho e do comitê executivo da St. Lous Regional Chamber – the Chamber of Commerce, Industrial Development Corporation and Research Council of Metrpolitan St. Louis. O Sr. Kaplan é também membro do conselho de curadores e do comitê executivo da Whitfield School e membro do conselho de administração da Craft Alliance.

 

Dirley Pingnatti Ricci: O Sr. Dirley tem larga experiência no segmento de locação de veículos, notadamente em gestão e terceirização de frotas para empresas, tendo fundado e sido o CEO, por mais de duas décadas, da empresa Auto Ricci S.A. O Sr. Dirley declarou não possuir qualquer condenação criminal ou em processos administrativos perante a CVM, ou qualquer condenação judicial transitada em julgado que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de atividades profissionais ou comerciais.

 

Eduardo Luiz Wurzmann: O Sr. Eduardo Luiz Wurzmann é graduado em economia pela USP em 1987, concluiu seu MBA em finanças pela University of Illinois em 1991 e é Fellow do Henry Crown Program do Aspen Institute, tendo concluído o curso em 2005. Entre 1991 e 1993, trabalhou no Banco de Investimentos Garantia em São Paulo, como analista de investimentos. Entre 1993 e 2000 trabalhou no banco de investimentos francês Credit Agricole Indosuez Securities, no Brasil e na Rússia, onde foi Managing Director. Entre 2000 e 2011 atuou também como CEO do Grupo Ibmec Educacional, um dos maiores grupos educacionais do Brasil, com foco na área de economia e negócios. Em 2011 assumiu o cargo de Diretor Geral da H&R Block Brasil, líder mundial em preparação de declaração de imposto de renda para pessoas físicas, com mais de 26 milhões de clientes pelo mundo. Por fim, o Sr. Eduardo não ocupa, atualmente, cargos de administração em outras companhias abertas.

 

Jayme Nicolato Correa: Formado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Mestrado em Engenharia pela Unicamp e MBA Executivo – INSEAD. Trabalhou anteriormente como diretor de Mineração de Carajás e Sistema Ferroviário e Portuário da Vale. Foi diretor de mineração da CSN, Presidente da Transnordestina Logística e Presidente da Namisa. Foi também CEO da Vicenza Mineração e membro dos conselhos de administração da Petra Energia, MRS Logística S/A e da Ferrous Resources Limited.

DIRETORIA EXECUTIVA

Nossa atual diretoria, estatutária e não estatutária, é composta pela seguinte relação de executivos:

DIRETORES CARGO DESIGNAÇÃO
Luis Fernando Memória Porto Diretor-Presidente (CEO) Estatutário
Marco Túlio de Carvalho Oliveira Diretor Financeiro (CFO) e de RI (DRI) Estatutário
Carlos Horácio Sarquis Diretor Head de Rent-a-Car (RAC) Estatutário
Francisco Nuno Pontes Correia Neves Diretor Head de Seminovos Não Estatutário
Luis Augusto de Lima Diretor Nacional Novos Canais e Atacado Não Estatutário
Dirley Pingnatti Ricci Diretor Head de Ativos e M&A Não Estatutário
João Antonio Martins Mendes Diretor Head de TI Não Estatutário
Cynthia Maria Delfini Tamura Diretora de Gente e Gestão Não Estatutário
Daniel Machado dos Santos Diretor de Operações e Logística Não Estatutário
Flavio Kanaan Nabhan Diretor de Relacionamento Não Estatutário
Luciano Santos Diretor Jurídico, Compliance e Auditoria Interna Não Estatutário

 

Luis Fernando Memoria Porto: O Sr. Luis Fernando formou-se em administração de empresas pela Universidade FUMEC e fez sua especialização em Negócios pela Fundação Dom Cabral. Luis Fernando Memória Porto, em 1993, aos 22 anos, foi um dos sócios fundadores da Locarvel Locadora de Veículos Ltda.. Adicionalmente, é um dos sócios-fundadores da Via Jap Comércio de Veículos Ltda., a 2ª maior concessionária de veículos da marca Mitsubishi do Brasil, fundada em 2003, e da Via Natsu Comércio de Veículos Ltda., concessionária de veículos revendedora da marca Suzuki, fundada em 2008.

 

Marco Túlio de Carvalho Oliveira: O Sr. Marco Túlio é graduado em Ciências Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, pós-graduado em estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais. O Sr. Marco possui 16 anos de experiência nas áreas administrativa e financeira, atuando em Industria, Entidade de Previdência e Instituições Financeiras, e desde 2012 tem ocupado cargos de liderança na Companhia.

 

Carlos Horácio Sarquis: Graduou-se em Administração pela Universidade Católica da Argentina em 1995, possui Mestrado em Finanças pela CEMA da Argentina e Universidade de Chicago e Investment Training Program pelo Banco Chase Manhattan. Atuou como CEO da Grand Cru de 2015 a 2016, maior empresa de cadeia de varejo de vinhos do Brasil. Anteriormente, atuou na Unidas como Diretor do Segmento de Rent a Car e Marketing de 2011 a 2015. De 2002 a 2011, foi responsável pelas áreas de Varejo e Consumer Banking no Itaú Unibanco. De 2000 a 2002, atuou como sócio na LID Group, empresa de Venture Capital. De 1998 a 2000 foi consultor na MCKINSEY & Co. De 1994 a 1998 atuou como Investiment Banker no Banco Chase Manhattan. Atualmente é Diretor Head de Rent-a-Car (RAC) da Companhia.

 

Francisco Nuno Pontes Correia Neves: O Sr. Francisco Nuno Pontes Correia Neves é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. No período compreendido entre 1991 e 2001 trabalhou na AmBev, onde chegou a ocupar o cargo de Gerente Geral de Distribuição Direta. Entre 2001 e 2006 exerceu o cargo de Diretor de Planejamento de Logística na Vale. Neste período ocupou também o cargo de Conselheiro de Administração da MRS Logística S.A. e Diretor Administrativo e Financeiro da Ferrovia Centro Atlântica S.A.. Entre março e setembro de 2007 ocupou o cargo de CEO da CEMAR – Companhia Energética do Maranhãoe de Diretor da Equatorial Energia. Entre 2007 e 2009 ocupou o cargo de Diretor Executivo da ETH Bioenergia S.A.. Entre 2010 e 2011, ocupou os cargos de CEO na EmbraPort e de Diretor na OTP – Odebrecht Transport. Atualmente, além de membro do nosso Conselho de Administração, o Sr. Francisco Nuno ocupa, desde de outubro de 2011, o cargo de CEO da Haztec – Tecnologia e Planejamento Ambiental S.A..

 

Luis Augusto de Lima: O Sr. Luis é graduado em Engenharia Mecânica pela USP, possui MBA Executivo em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e é Mestre em Business Management pela Universidade de Westminster, Inglaterra. Com mais de 20 anos de experiência em multinacionais e em posições de Diretoria e alta Gerência, trabalhou em empresas como Volvo, General Motors e Grupo CCV.

 

Dirley Pingnatti Ricci: O Sr. Dirley tem larga experiência no segmento de locação de veículos, notadamente em gestão e terceirização de frotas para empresas, tendo fundado e sido o CEO, por mais de duas décadas, da empresa Auto Ricci S.A. O Sr. Dirley declarou não possuir qualquer condenação criminal ou em processos administrativos perante a CVM, ou qualquer condenação judicial transitada em julgado que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de atividades profissionais ou comerciais.

 

João Antonio Martins Mendes: Graduado em Matemática com ênfase em computação pelo Centro Universitário Fundação Santo André em 1984, Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela FEI/ESAN em 2001 e Inovação pela IESE Business School (Universidade de Navarro, Barcelona) em 2007. Tem 35 anos de experiência na área de Tecnologia, Projetos e Novas Tecnologias em diversos seguimentos, como Automação Industrial, Manufatura, Automobilística, Serviços, Financeiro, Cartão de Credito, Projetos Globais e BPO. Atuou durante esse período em empresas como TRW, Bridgestone, EDS/HP, Deloitte Consulting, Atento e por último a Liq.

 

Cynthia Maria Delfini Tamura: Graduada em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu e Pós-Graduada em Administração de Recursos Humanos na Fundação Armando Álvares Penteado. Com experiência de 19 anos na área de RH, Cynthia passou por empresas como Unimed, na qual foi Gerente de Recursos Humanos de 2011 a 2015, Instituto Hermes Pardini, na qual foi Diretora de Desenvolvimento Organizacional de 2008 a 2011, e Votorantim Finanças, na qual foi Gerente de Recursos Humanos de 2004 a 2008. Atualmente é Diretora de Gente e Gestão da Unidas.

 

Daniel Machado dos Santos: Mais de 12 anos de experiência em posições estratégicas nas áreas de operações, logística, compras e transporte, atuando em cadeias complexas como automobilística, alimentos, químico, papel e celulose, higiene e limpeza e auto peças, em grandes grupos empresariais e multinacionais como Ceva Logistics e JBS Friboi. O Sr. Daniel é graduado em Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e possui MBA Executivo em Finanças pela EBS – Business School.

 

Flavio Kanaan Nabhan: O Sr. Flávio tem uma larga experiência no segmento de locação de veículos, notadamente em gestão e terceirização de frotas para empresas, com destaque para a sua passagem como Diretor de Relacionamento da Empresa Auto Ricci S.A. Anteriormente, o Sr. Flávio foi Diretor Presidente da Carrier Rent a Car de 1993 a 2013. Atualmente, o Sr. Flávio é Diretor de Relacionamento da Unidas.

 

Luciano Santos: Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Pós-Graduação em Direito Civil pela PUC-MG, em Cyber Segurança para Executivos de Negócios e Advogados pela UCLA (Califórnia) e em Bases de Negócios pela Universidade da Pensilvânia. Profissional com mais de 20 anos de experiência jurídica, Luciano ocupou cargos de liderança em grandes empresas como General Electric, Accenture, ESCO Corporation, TOTVS e Ferrous Resources do Brasil.

CONSELHO FISCAL

 

Nosso Estatuto Social prevê um conselho fiscal de caráter não permanente. Atualmente, nosso conselho fiscal não está instalado. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é um órgão societário independente de nossa administração e de nossos auditores independentes. As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia aberta e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que o conselho fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros efetivos e o igual número de suplentes.

COMITÊS

Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos – Opinar sobre a contratação e destituição do auditor independente, avaliar os demonstrativos financeiros da Companhia, acompanhar os processos internos de auditoria, avaliar a Companhia quanto sua exposição a riscos, avaliar e recomendar políticas internas incluindo a de transações entre partes relacionadas e possuir meios de percepção e tratamento de informações acerca do descumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis à Companhia.

Comitê de Gerenciamento de Frotas – Elaborar o plano de negócios, avaliar as condições de mercado no segmento de Terceirização e Gestão de Frotas, estabelecer estratégias de preço e atuação, além de acompanhar e monitorar as atividades do segmento de Terceirização e Gestão de Frotas.

Comitê de Rent a Car (RAC) – Elaborar o plano de negócios, avaliar as condições de mercado no segmento de RAC, estabelecer estratégias de preço e atuação, além de acompanhar e monitorar as atividades do segmento de RAC.

Comitê de Seminovos – Avaliar as condições do mercado, definir preços e estratégias de vendas dos veículos seminovos, além de estabelecer política de venda de veículos seminovos de propriedade da Companhia.

Comitê de Gestão de Pessoas – Discutir mensalmente os planos de sucessão, cargos e salários da Companhia.

Comitê de ComplianceDentre as diversas atribuições do Comitê, destacam-se: (i) garantir o atendimento às normas da Companhia; (ii) avaliar o impacto dos órgãos reguladores e de auto-regulação sob as atividades da Companhia; (iii) identificar e controlar os riscos das atividades da empresa a fim de mitiga-los implementando planos de ação corretivos para solução; (iv) deliberar sobre a aplicação de sanções às violações legais, bem como à Política Anticorrupção e ao Código de Ética da Companhia e; (v) acompanhar os resultados do trabalho do Departamento de Controles Internos e Auditoria Interna, inclusive quanto ao tratamento dado às denúncias de fraudes e/ou irregularidades recebidas pelo Canal de Denúncias.

Comitê de Risco Automóvel (CRA) – definir a política de gestão e controle do risco automóvel e dos limites máximos de exposição. Este Comitê é também responsável por organizar e apoiar os trabalhos do Comitê de Preços, definindo regras e estabelecendo prioridades a serem avaliadas ou revisadas, além de alertar sobre as posições de risco (absolutas e relativas) de cada unidade de negócio da Companhia.

Comitê de Pricing (Preços) – Este Comitê é responsável pela definição das regras de precificação de acessórios, manutenção, documentação, seguro, fretes e outros serviços, a fim de minimizar os gastos e maximizar o retorno gerado pelos veículos da Companhia. É também responsável por alertar sobre erros no processo de formação de preços, desatualização de itens e melhoramentos do sistema, realizar análises de sensibilidade dos preços que serão cobrados dos clientes, bem como realização de análise dos fornecedores de acessórios, manutenção, seguros e logística.

Comitê de Gente – O Comitê de Gente é responsável por apoiar o CEO da Companhia na definição e estabelecimento de políticas de gestão dos colaboradores da Companhia, bem como por manter e proporcionar um ambiente harmônico e saudável dentro da Companhia.