Perfil Corporativo

Notas: (1) Considera Locamerica e Unidas (2) Exclui back-office

Somos a maior empresa de terceirização de frotas e a segunda maior na indústria de locação de veículos do Brasil. Atuamos nos segmentos de Terceirização de Frotas e Aluguel de Carros (Rent a Car – “RaC”), e possuímos uma operação Seminovos para suportar o processo de renovação de nossa frota de veículos.

Segundo o anuário da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (“ABLA”) 2018 referente ao ano de 2017, o nosso Market Share em Terceirização de Frotas, em termos de receita, foi de 11,1%. Esta posição de liderança também é constatada quando olhamos para o número de veículos no segmento: em 30 de junho de 2018, nossa frota continha 69.269 veículos disponibilizados para clientes corporativos espalhados por todo o território nacional. Lideramos um mercado que passa por um grande momento de crescimento, respaldado pela ainda baixa penetração nacional – cerca de 8% da frota corporativa brasileira é terceirizada – e pela grande economia de custos que o serviço de terceirização e gestão de frotas proporciona para as empresas contratantes – cerca de 27% somente no primeiro ano de contrato.

 

Ainda considerando os dados da ABLA, referente ao segmento de Aluguel de Carros, nossa representatividade em relação ao faturamento total do mercado foi de 7,8%, o que nos posiciona como o terceiro maior player do país. Em 30 de junho de 2018, possuíamos 39.009 veículos, incluindo os 1.157 carros disponibilizados em nossa rede de franquias para o serviço de Rent a Car. Entendemos que o país passa por um momento no qual há um maior acesso da população ao setor de locação de veículos como resultado do aculturamento da população brasileira na locação de veículos, substituição da posse pelo uso, crescimento do turismo e maior aderência de serviços de transportes compartilhados por aplicativo nos últimos anos.

 

A robustez gerada pela combinação das operações de Terceirização de Frota e de Aluguel de Veículos (RAC) nos colocam como a 2ª maior empresa da indústria de Locação de Veículos. Esta conquista também é resultado de operações de fusão e aquisição (M&A) realizadas pela Companhia, estabelecendo-a em uma posição de vanguarda no movimento de consolidação do setor brasileiro de Locação de Veículos com o comprovado expertise nessas operações:

  • 1985/1990: Fundação da Unidas S.A. através do M&A de 5 empresas e 2 patrocinadores financeiros;
  • 1993: Fundação da Companhia de Locação das Américas – Locamerica;
  • 2000: Expansão nacional da Locamerica através de aquisições de pequenas locadoras de veículos;
  • 2013/2015: Aquisição da Best Fleet;
  • 2017: Aquisição da Panda Meridional e fusão com a Auto Ricci;
  • 2018: Fusão da Locamerica com a Unidas S.A., resultando na Nova Companhia, a qual partir de setembro do mesmo ano passa a usar a marca Unidas. A fusão Locamerica-Unidas foi eleita a Melhor Operação de M&A pelo prêmio Golden Tombstone da IBEF.

 

Estes movimentos permitiram com que a Unidas passasse a ter uma plataforma completa para atendimento aos seus clientes, que inclui todos os serviços disponíveis no mercado de Terceirização de Frotas e de Aluguel de Carros, além de ampliar sua atuação geográfica. A combinação dos negócios vem capturando significativas sinergias operacionais, administrativas e econômico-financeiras bem como da otimização da estrutura de capital, provando que estamos prontos para avançar cada vez mais a fim de sermos, até 2023, a empresa referência em mobilidade veicular no país.

Todo o planejamento da Unidas foi pautado na criação de valor baseada em quatro grandes pilares:

  • Comprar bem: nos destacando como o segundo maior comprador de automóveis no Brasil, viabilizando um maior poder de barganha com os fornecedores;
  • Alugar bem: serviços focados na satisfação de clientes combinados a uma forte eficiência operacional, o que contribui para a melhoria de nossas margens e ser referência para clientes globais, devido ao patrocínio da Enterprise – maior nome do segmento no mundo;
  • Vender bem: presença de lojas de Seminovos em todo o país com foco de venda no segmento de varejo, mix competitivo de veículos e alta produtividade das lojas;
  • Captar bem: melhoria do rating de crédito e redução do custo da dívida, benefícios advindos das potenciais sinergias financeiras entre as empresas.

 

Abaixo, um breve descritivo de nossas principais atividades:

Terceirização de Frotas: Nossa atividade de terceirização de frotas consiste no aluguel de veículos novos para clientes corporativos por meio de contratos cujos prazos variam de 12 a 60 meses. Os serviços abrangem primordialmente, o dimensionamento da frota, o licenciamento dos veículos, a manutenção preventiva e corretiva, a substituição de veículos avariados e a assistência emergencial. O principal benefício para nossos clientes advindo da terceirização de frota consiste na redução de custos, particularmente quanto a aquisição, renovação, gestão, manutenção e desinvestimento (venda) em frota, permitindo ao cliente manter o foco exclusivo na sua atividade principal. Nossos contratos com clientes são customizados para atender as especificações e necessidades de seus negócios, com atendimento ao cliente descentralizado. Atendemos a mais de 2.100 clientes em mais de 20 segmentos diferentes da economia, com destaque para os seguintes setores: Comércio, Serviços, Telecomunicações, Tecnologia da Informação e Indústria.

É importante destacar a característica intrínseca de previsibilidade das receitas em Terceirização de Frotas, dado que a atividade envolve a assinatura de contratos precificados previamente. Além disso, trata-se de um negócio de perfil acíclico, isto é, mesmo em períodos de forte recessão, as empresas ainda preferem terceirizar a gestão de suas frotas veiculares a fim de reduzir seus custos e alocar menos capital para este fim. A negociação dos termos do contrato é feita individualmente com cada cliente, e os valores são reajustados anualmente conforme a variação da inflação (IPCA ou IGP-M). Nossos contratos preveem a aplicação de multa em caso de rescisão antecipada, que pode chegar a até 50% do valor residual do contrato, de modo a mitigar o risco na relação investimento/retorno para a Companhia.

Aluguel de Carros (RAC): O negócio de RAC da Companhia compreende a locação de veículos a pessoas físicas e jurídicas. A Companhia atende pessoas físicas, diretamente ou por meio de agências de viagem, operadores de turismo e parcerias comerciais, bem como pessoas jurídicas, diretamente ou também por meio de agências de viagem e operadores de turismo, com prazos de locação que variam, em geral, entre um dia a um mês. Além disso, companhias seguradoras utilizam os serviços da Companhia para oferecer veículos reserva aos seus clientes em casos de sinistro ou utilização da garantia. A nossa base de clientes em Aluguel de Carros abrange mais de 2,7 milhões de pessoas físicas e jurídicas. Diferentemente do segmento de terceirização de frotas, que possui presença exclusivamente em território nacional, em Rent a Car possuímos uma forte conexão internacional dado que a Unidas é a franqueada máster no Brasil do maior grupo de locação do mundo, a Enterprise (franqueadora das marcas Alamo, Enterprise e National), com a possibilidade de acesso às melhores práticas do segmento. O negócio de Aluguel de Carros é mais suscetível às mudanças na dinâmica econômica, os períodos de maior aquecimento neste mercado costumam ser no quarto e no primeiro trimestres do ano, em especial nas duas últimas semanas de dezembro e nos meses de janeiro e fevereiro.

Seminovos: trata-se de um negócio complementar aos de Terceirização de Frotas e de Aluguel de Carros onde a Companhia aliena os veículos de sua frota desmobilizada após o término dos contratos, através de dois canais: varejo (lojas próprias e de franqueados) e atacado (revendedores, concessionários e leilões). Nosso modelo de negócios nos permite atuar neste mercado oferecendo produtos diferenciados, veículos com baixa quilometragem, poucos anos de uso, com constante manutenção e procedência garantida. A revenda dos carros busca viabilizar a renovação de nossa frota e a redução dos nossos custos com manutenção. Considerando somente o mercado de venda de seminovos de até 3 anos, ao final do segundo trimestre de 2018, atingimos um Market Share de 1,11% com a venda de 12.161 veículos, nos consolidando como o segundo maior vendedor de veículos usados do País.

Por meio das vendas ao varejo, nosso canal de venda focal, a Companhia tem aumentado o valor médio dos veículos que alienou, não se valendo de intermediários e reduzindo o custo de depreciação de sua frota nos negócios de Terceirização de Frotas e de Aluguel de Carros. Isso foi possível devido a algumas vantagens competitivas da empresa, tais como os nossos processos de correta precificação, elevado mix de veículos, qualidade dos processos de vendas, posição de vanguarda em treinamento e capacitação de nossos vendedores, depreciação adequada e anos de experiência na venda de veículos provenientes de Terceirização de Frotas e Aluguel de Carros.

Abaixo, mostramos a evolução de nosso número de lojas aberto por tipo:

Além de nossas operações, destacamos também as importantes conquistas de prêmios pela Unidas, que (i) obteve a 16ª posição no ranking Great Place to Work das melhores empresas para se trabalhar na América Latina, (ii) ganhou pela 4ª vez o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência (19ª edição) em Serviços ao Cliente na categoria Locadoras, e (iii) foi considerada, pelo segundo ano consecutivo, uma das 74 redes de franquias com pontuação máxima de Cinco Estrelas no Prêmio Melhores Franquias do Brasil 2018, organizado pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, nos quesitos de Qualidade da Rede, Desempenho da Rede e Satisfação do Franqueado.