Responsabilidade Ambiental e Social

Responsabilidade Ambiental

 

A Unidas realiza diversas ações focadas na sustentabilidade ambiental:

  • Consumo de água:substituição de todas as torneiras convencionais dos banheiros por torneiras automáticas que, segundo estudos, pode propiciar uma economia de água de até 70% do consumo. Ao mesmo tempo são realizados comunicados internos nas áreas comuns da Matriz e das lojas de RAC e de Seminovos para a conscientização de uso da água. Na média, o consumo total de água na Matriz foi reduzido em 15%.

 

  • Consumo de energia elétrica:Instalação de timer, que controla o horário de uso dos ares condicionados. Também utilizamos o modelo de ar-condicionado self contained que, ao contrário dos modelos splits tradicionais, é mais eficiente na refrigeração de ambientes comerciais de médio e grande porte.

 

  • Campanha de uso consciente das impressoras:Implantação de impressoras com controle de senhas.

 

Em abril de 2017, a Unidas conquistou o 2º ligar no quesito de Sustentabilidade Ambiental com o Projeto de “Lavagem a Seco dos Veículos da Frota” pela Associação Brasileira de Franchising.

 

Lojas de Locação de Automóveis (RAC) e de Seminovos (SMV)

 

  • Investimentos em refletores de LED nas lojas e na Matriz;

 

  • Instalação de timer nas fachadas (totens e pórticos);

 

  • Substituição da lavagem com água para lavagem com cera – que em média gera uma economia de 50 litros de água por carro;

 

  • Nos casos mais extremos, onde é necessária a lavagem com água, utilizamos água de reuso.

 

Cabe ressaltar que a frota da Unidas, por ter uma baixa idade média e quilometragem, por ser maioritariamente bicombustível e por realizarmos a sua manutenção regularmente, se torna uma frota mais eficiente e menos poluente, tendo como resultado um menor impacto no meio ambiente.

 

Responsabilidade Social

 

Através do Programa “Unidos por um Mundo Melhor”, a Unidas anualmente promove internamente com os seus colaboradores ações de:

  • Arrecadação de material escolar, mantimentos, brinquedos e agasalhos para Instituições de Caridade e Organizações Não Governamentais – ONGs;

 

  • Doação de sangue em parceria com o Hospital Santa Catarina;

 

  • Distribuição de Cartas de Natal da campanha “Papai Noel dos Correios”;

 

A Unidas realiza doações financeiras anuaisa organizações reconhecidas pelo seu trabalho social como o Instituto Ayrton Senna (www.institutoayrtonsenna.org.br), Doutores da Alegria (www.doutoresdaalegria.org.br) e World Wildlife Fund – WWF Brasil (http://www.wwf.org.br) e Associação Instituto ProA (www.proa.org.br/).

 

Abaixo, listamos as ações adotas pela Companhia nos últimos anos:

 

2014

A Companhia doou um veículo novo para o projeto Proação. A entidade sem fins lucrativos acolhe e assiste crianças retiradas do lar por meio de ação judicial com idade entre zero a sete anos e promove atividades de cultura para adolescentes. Toda a manutenção e conservação do veículo do modelo Dobló serão custeadas pela Companhia. O automóvel será utilizado para o transporte das crianças e jovens em atividades de educação e de lazer, como escola, médico, dentista, aula de natação e de circo, entre outras.


2013

Foi realizado o Ranking Solidário, uma ação cujo objetivo principal é somar esforços para arrecadar donativos destinados a instituições beneficentes, estimulando todos os colaboradores a adotar uma atitude socialmente responsável e cidadã, alinhada às diretrizes da Companhia. Com esta campanha, conseguimos um montante de, aproximadamente, 2.500 itens desde produtos de higiene pessoal até brinquedos, passando por alimentos e itens de vestuário, assistindo, ao fim da campanha, cerca de nove instituições pelo Brasil. Além disso, em 2013 a Companhia disponibilizou um veículo ao CREN – Centro de Recuperação e Educação Nutricional – instituição que trata crianças e adolescentes desnutridos e promove ações de educação para suas famílias.


2012

A Companhia foi responsável por propor a realização de um programa para 2.623 condutores da Nokia Siemens, com o objetivo de reduzir o número de acidentes e de acionamento de seguro. Esse programa de segurança no trânsito foi o ganhador do Prêmio Global de Segurança do Trabalho da Nokia Siemens Networks – NSN Safety Awards. Com apenas seis meses de trabalho, houve uma redução de 60% no número de acidentes, uma queda em mais de 65% nos casos de acidentes com vítimas fatais, diminuição de cerca de 15% no consumo de combustível e a quantidade de multas também caiu 40%.

Ao fim de 2012, realizamos também uma ação solidária de Natal em todas as unidades espalhadas pelo Brasil, com a participação de todos os mais de 600 colaboradores da Companhia, que se dividiram em grupos e entregaram diversos donativos nas seguintes instituições: (i) Associação Mineira de Reabilitação (AMR), (ii) Caminhos para Jesus, (iii) Lar dos Meninos São Vicente de Paulo, (iv) Casa de Passagem e Amparo à Criança, (v) AACD – Unidade Santana e (vi) Casa André Luiz.