Perfil Corporativo

(1) Em termos de frota e em termos de receita.

Atuamos nos segmentos de Terceirização de Frotas e Aluguel de Carros (Rent a Car – “RaC”), e possuímos uma operação Seminovos para suportar o processo de renovação de nossa frota de veículos.

Considerando os últimos dados divulgados para o mercado, em 31 de março de 2021, nossa frota tercerizada continha 95.745 veículos disponibilizados para clientes corporativos espalhados por todo o território nacional. O mercado passa por um grande momento de crescimento, respaldado pela estimativa de um baixa penetração nacional – cerca de 10,5% da frota corporativa brasileira é terceirizada – e pela grande economia de custos que o serviço de terceirização e gestão de frotas proporciona para as empresas contratantes – cerca de 25% ao longo do contrato.

Em 31 de março de 2021, possuíamos 66.900 veículos, incluindo os 3.696 carros disponibilizados em nossa rede de franquias para o serviço de Rent a Car. Entendemos que o país passa por um momento no qual há um maior acesso da população ao setor de locação de veículos como resultado do aculturamento da população brasileira na locação de veículos, substituição da posse pelo uso, crescimento do turismo e maior aderência de transportes compartilhados por aplicativo nos últimos anos.

Com perspectiva de crescimento à longo prazo, buscamos em nossas operações de fusão e aquisição (M&A) realizadas pela Companhia, estabelecer uma posição de vanguarda no movimento de consolidação do setor brasileiro de Locação de Veículos e Tercerização com comprovada expertise:

  • 1985/1990: Fundação da Unidas S.A. através do M&A de 5 empresas e 2 patrocinadores financeiros;
  • 1993: Fundação da Companhia de Locação das Américas – Locamerica;
  • 2000: Expansão nacional da Locamerica através de aquisições de pequenas locadoras de veículos;
  • 2013/2015: Aquisição da Best Fleet;
  • 2017: Aquisição da Panda Meridional e fusão com a Auto Ricci;
  • 2018: Fusão da Locamerica com a Unidas S.A., resultando na Nova Companhia, a qual partir de setembro do mesmo ano passa a usar a marca Unidas. A fusão Locamerica-Unidas foi eleita a Melhor Operação de M&A pelo prêmio Golden Tombstone da IBEF.
  • 2019: Aquisição da NTC Serviços Ltda. com a finalidade de ampliar a frota de veículos e assumir um novo posicionamento na indústria do Agronegócio com a posterior criação da divisão de negócio Unidas Agro (agro.unidas.com.br).
  • 2020: (i) Aquisição da Zetta Frotas, empresa de terceirização de frotas com 2,6 mil veículos focada exclusivamente no nicho de veículos adaptados, resultando na criação da divisão Unidas Veículos Especiais; (ii) Aquisição da iTER empresa de rastreamento e telemetria veicular e IoT, reforçando o movimento de transformação digital e tecnológico da Unidas.
  • 2021: Aquisição da Getrak, empresa líder em rastreamento e telemetria veicular no Brasil, reforçando nosso portifólio em serviços prestados para gestão de frotas 360º.

 

Estes movimentos permitiram com que a Unidas passasse a ter uma plataforma completa para atendimento aos seus clientes, que inclui todos os serviços disponíveis no mercado de Terceirização de Frotas e de Aluguel de Carros, além de ampliar sua atuação geográfica. A combinação dos negócios vem capturando significativas sinergias operacionais, administrativas e econômico-financeiras bem como da otimização da estrutura de capital, provando que estamos prontos para avançar cada vez mais a fim de sermos, até 2023, a empresa referência em mobilidade veicular no país.

Todo o planejamento da Unidas foi pautado na criação de valor baseada em quatro grandes pilares:

  • Comprar bem: nos destacando como o segundo maior comprador de automóveis no Brasil, viabilizando um maior poder de barganha com os fornecedores;
  • Alugar bem: serviços focados na satisfação de clientes combinados a uma forte eficiência operacional, o que contribui para a melhoria de nossas margens e ser referência para clientes globais, devido ao patrocínio da Enterprise – maior nome do segmento no mundo;
  • Vender bem: presença de lojas de Seminovos em todo o país com foco de venda no segmento de varejo, mix competitivo de veículos e alta produtividade das lojas;
  • Captar bem: melhoria do rating de crédito e redução do custo da dívida, benefícios advindos das potenciais sinergias financeiras entre as empresas.

 

Abaixo, um breve descritivo de nossas principais atividades:

Terceirização de Frotas: Nossa atividade de terceirização de frotas consiste no aluguel de veículos novos para clientes corporativos por meio de contratos cujos prazos variam de 12 a 60 meses. Os serviços abrangem primordialmente, o dimensionamento da frota, o licenciamento dos veículos, a manutenção preventiva e corretiva, a substituição de veículos avariados e a assistência emergencial. O principal benefício para nossos clientes advindo da terceirização de frota consiste na redução de custos, particularmente quanto a aquisição, renovação, gestão, manutenção e desinvestimento (venda) em frota, permitindo ao cliente manter o foco exclusivo na sua atividade principal. Nossos contratos com clientes são customizados para atender as especificações e necessidades de seus negócios, com atendimento ao cliente descentralizado.

Abaixo, um breakdown em termos de frota dos nossos clientes por segmento de atuação na economia:

É importante destacar a característica intrínseca de previsibilidade das receitas em Terceirização de Frotas, dado que a atividade envolve a assinatura de contratos precificados previamente. Além disso, trata-se de um negócio de perfil acíclico, isto é, mesmo em períodos de forte recessão, as empresas ainda preferem terceirizar a gestão de suas frotas veiculares a fim de reduzir seus custos e alocar menos capital para este fim. A negociação dos termos do contrato é feita individualmente com cada cliente, e os valores são reajustados anualmente conforme a variação da inflação (IPCA ou IGP-M). Nossos contratos preveem a aplicação de multa em caso de rescisão antecipada, que pode chegar a até 50% do valor residual do contrato, de modo a mitigar o risco na relação investimento/retorno para a Companhia.

Aluguel de Carros (RAC): O negócio de RAC da Companhia compreende a locação de veículos a pessoas físicas e jurídicas. A Companhia atende pessoas físicas, diretamente ou por meio de agências de viagem, operadores de turismo e parcerias comerciais, bem como pessoas jurídicas, diretamente ou também por meio de agências de viagem e operadores de turismo, com prazos de locação que variam, geralmente, entre um dia a um mês. Além disso, companhias seguradoras utilizam os serviços da Companhia para oferecer veículos reserva aos seus clientes em casos de sinistro ou utilização da garantia. A nossa base de clientes em Aluguel de Carros abrange aproximadamente 3,0 milhões de pessoas físicas e jurídicas. Diferentemente do segmento de terceirização de frotas, que possui presença exclusivamente em território nacional, em Rent a Car possuímos uma forte conexão internacional dado que a Unidas é a franqueada master no Brasil do maior grupo de locação do mundo, a Enterprise (franqueadora das marcas Alamo, Enterprise e National), com a possibilidade de acesso às melhores práticas do segmento. O negócio de Aluguel de Carros é mais suscetível às mudanças na dinâmica econômica, os períodos de maior aquecimento neste mercado costumam ser no quarto e no primeiro trimestres do ano, em especial nas duas últimas semanas de dezembro e nos meses de janeiro e fevereiro.

Seminovos: trata-se de um negócio complementar aos de Terceirização de Frotas e de Aluguel de Carros onde a Companhia aliena os veículos de sua frota desmobilizada após o término dos contratos, através de dois canais: varejo (lojas próprias e de franqueados) e atacado (revendedores, concessionários e leilões). Nosso modelo de negócios nos permite atuar neste mercado oferecendo produtos diferenciados, veículos com baixa quilometragem, poucos anos de uso, com constante manutenção e procedência garantida. A revenda dos carros busca viabilizar a renovação de nossa frota e a redução dos nossos custos com manutenção e depreciação. Por meio das vendas ao varejo, nosso canal de venda focal, a Companhia tem aumentado o valor médio dos veículos que alienou, não se valendo de intermediários e reduzindo o custo de depreciação de sua frota nos negócios de Terceirização de Frotas e de Aluguel de Carros. Isso foi possível devido a algumas vantagens competitivas da empresa, tais como os nossos processos de correta precificação, elevado mix de veículos, qualidade dos processos de vendas, posição de vanguarda em treinamento e capacitação de nossos vendedores, depreciação adequada e anos de experiência na venda de veículos provenientes de Terceirização de Frotas e Aluguel de Carros.

Abaixo, mostramos a evolução de nosso número de lojas aberto por tipo: